sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Hospital oferece uma árvore por cada nascimento

O Hospital da Covilhã vai oferecer uma árvore a cada bebé que ali nasça, anunciou este domingo o presidente do conselho de administração, João Casteleiro.
Aquele responsável falava à Agência Lusa à margem da primeira cerimónia de entrega de árvores.
A iniciativa arrancou este domingo abrangendo os 650 bebés nascidos no último ano. Os pais já podem levantar a respectiva oliveira. Metade recebeu-as numa cerimónia no fecho da Semana do Bebé, lado a lado com uma missa celebrada pelo bispo da Guarda, na igreja da freguesia da Boidobra (Covilhã).
«A Semana do Bebé, com conferências e actividades para os pais, e a entrega das árvores são estímulos à natalidade», justificou João Casteleiro.
«Se os pais constatarem que têm o apoio das estruturas locais, não só do hospital, mas também da comunidade, será mais fácil terem filhos», sublinhou.
A entrega de uma árvore por cada novo bebé é também «uma forma de dar o exemplo em prol do ambiente e fazer com que as crianças estejam ligadas ao mundo que as rodeia, logo desde que nascem».
«Desde que seja bem tratada, uma árvore pode acompanhar uma vida», refere aquele responsável. «Escolhemos oliveiras porque é a árvore que resiste melhor, tem maior tempo médio de vida e tem sempre folhas».
Daqui para a frente, a entrega das árvores vai ser feita numa cerimónia mensal.
Os pais vão poder plantá-las onde quiserem. «Chegou a pensar-se num único local do município, mas as árvores eram muitas. Vamos incentivar as juntas de freguesia para, se possível, encontrarem um local comum em cada freguesia», concluiu João Casteleiro.