segunda-feira, 3 de março de 2008

Portuguesas recorrem menos à pilula do dia seguinte, in Notícias Sapo 03.03.2008

As mulheres portuguesas estão a recorrer menos à pílula do dia seguinte, tendo-se verificado esta inversão de crescimento desde o passado mês de Julho, quando foi legalizada a interrupção voluntária da gravidez..

Segundo dados da consultora IMS Health, divulgados pela agência Lusa, no último semestre de 2007 foram vendidas menos sete mil caixas. Assim, pela primeira vez, o consumo anual da pílula de emergência diminuiu em Portugal, invertendo uma tendência que se vinha a verificar nos últimos quatro anos.

Os dados da consultora dão conta de que foram compradas 206.648 caixas, menos 6.646 que no ano anterior. Entre Janeiro e Julho de 2007, as portuguesas compraram 106.802 caixas, ao passo que, entre Julho e Dezembro, o número desceu para 99.846.

«É um bom sinal, que pode significar um menor recurso a métodos de emergência quando as mulheres estão na dúvida de poderem estar grávidas. Pode significar também que as mulheres estão mais tranquilas, porque agora têm acesso a meios de saúde pública», disse à Lusa Daniel Pereira da Silva, da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, referindo-se à entrada em vigor da lei que tornou possível a interrupção voluntária da gravidez, no passado dia 15 de Julho. [...]

Leia a notícia na totalidade em:
http://saude.sapo.pt/artigos/noticias_actualidade/ver.html?id=810114