terça-feira, 6 de maio de 2008

Centro de saúde promove distribuição de preservativos em escola do Algarve

A Escola E.B 2,3 Dr. António Sousa Agostinho de Almancil é um dos estabelecimentos de ensino onde se verifica um maior número de grávidas entre a população estudantil, actualmente quatro.
Perante este facto, o Centro de Saúde de Almancil (desconhece-se se comconhecimento e indicação da Administração Regional de Saúde do Algarve) enviou àquela escola uma enfermeira com o objectivo de fazer uma acção deprevenção na área do planeamento familiar.
Tal campanha de prevenção que teve o beneplácito do Conselho Executivo daquela escola traduziu-se numa acção de formação sumária efectuada embreves minutos nas várias salas de aulas das diferentes turmas que terminava com a entrega a cada um dos alunos individualmente de um conjunto de três preservativos.
Esta acção de entrega de preservativos não foi comunicada nem aos pais dos alunos, nem, ao que parece, à respectiva associação de pais e muito menos foi pedida qualquer autorização escrita prévia aos pais com vista à entrega aos filhos/alunos dos ditos preservativos. Por isso, muitos pais apenas vieram a saber de tal acção de distribuição de preservativos a posteriori quando, ao chegarem a casa, viram os seus filhos a brincar com os ditos preservativos ora transformando-os em balões ora em luvas.
Vários pais ficaram chocados com esta situação. Em, concreto, uma mãe referiu que a escola pede autorização escrita prévia para fazer rastreios sobre a obesidade infantil junto dos alunos, mas já se “esquece” ou omite a autorização prévia aos pais para distribuição de preservativos. A questão é ainda mais grave se levarmos em consideração que a população estudantil mais nova daquela escola e que também recebeu os ditos três preservativos têm entre 11 a 12 anos !!!Concorda-se com a necessidade de educação sexual dos jovens e adolescentes que deve acontecer primordialmente dentro e a partir das famílias. No caso da escola, tal educação deve ser dada em total sintonia e com prévia autorização dos pais. E, em qualquer caso, nunca deve ser só reduzida à mera distribuição de preservativos, ainda que acompanhada de uma breve explicação sobre o respectivo contexto de utilização.
Recorde-se que o Centro de Saúde de Almancil é já recorrente em situações polémicas tal como a já noticiada, em Janeiro de 2007 pelo Correio da Manhã.
Seria importante que as associações de pais das escolas do Algarve se mexessem e reagissem contra este abuso. Caso contrário, se os seus autores não encontrarem oposição, o assunto será certamente repetido em outrasinstituições de ensino públicas do algarve. Hoje são os filhos dos outros a receberem os tais preservativos. Amanhã, poderão ser os nossos.
Quem tiver contactos de associações de pais, que faça circular este mail. Também penso que seria importante que algumas delegações algarvias de associações nacionais ou outras associações algarvias se pronunciassem através de comunicados para a imprensa. Mas é só uma sugestão...
Um abraço a todos,

Miguel

http://algarvepelavida.blogspot.com/2008/05/blog-denuncia-distribuio-de.html