quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

«In Familia» prepara II convenção sobre responsabilidade social

A Associação “In Familia”, depois de ter realizado este ano a sua primeira convenção dedicada à vida, tem como grande objectivo para 2008 levar a cabo a segunda edição desta iniciativa. Embora o tema central ainda não esteja escolhido, já está praticamente decidido que a II Convenção Minhota pela Vida e pela Família visará abordar a família e a responsabilidade social.
Segundo Bruno Almeida, da comissão instaladora da associação, a primeira edição permitiu adquirir experiência que será aproveitada para a segunda convenção, nomeadamente com a inclusão de um painel reservado à comunicação social. «Nós temos a consciência que precisamos de ter a comunicação social como um aliado para poder veicular a nossa informação », disse.
Outro ponto assente é que esta segunda edição irá focar-se na família e na responsabilidade social, sendo intenção convidar empresas, que possuem boas práticas a este nível, a expor as medidas que implementaram e que permitiram a conciliação da vida laboral com a vida familiar.
Bruno Almeida revelou ainda que esta iniciativa terá lugar entre os meses de Março e Maio, estando a data a ser conciliada com outras actividades que vão ser realizadas no país. «A “In Familia” associou- se ao Fórum Família, que é uma confederação nacional de associações que lutam pelas mesmas causas e, neste âmbito, estamos a tentar conciliar diversas actividades em diferentes locais geográficos para não haver sobreposições », disse.
Por outro lado, no próximo ano virá a Portugal o Monsenhor O’ Reilley, que é uma das grandes bandeiras da defesa dos direitos do homem e da defesa pela vida. A associação que ele criou nos Estados Unidos, explicou Bruno Almeida, tem já 180 delegações espalhadas pelo mundo. «Ele, em princípio virá a Portugal no início de 2008 e nós estamos em articulação com o “Juntos pela Vida”, que é o movimento em Lisboa que vai organizar a agenda do monsenhor O’ Reilley, para que ele venha a Braga e a Viana do Castelo», salientou.
Ao longo de 2008, a “In Familia” vai também organizar cursos de formação interna, ou seja, para os membros da associação. O objectivo é a constituição de equipas que, especializadas em temas concretos, irão depois responder às diversas solicitações para a realização de palestras, encontros ou outro tipo de actividades.
Outro grande objectivo a atingir no próximo ano é aumentar o número de sócios para que a associação possa ter mais visibilidade e consiga chegar mais longe. O primeiro passo para alcançar esta meta começou já a ser dado com uma acção que teve início no passado dia 22 de Dezembro, na Avenida Central, junto ao Posto de Turismo de Braga. Tratou-se de uma pequena tenda com venda de rifas que também ajudou a associação a angariar alguns fundos.
Nesta acção de rua, disse Bruno Almeida, foram conseguidos alguns novos sócios. «Não muitos, como se calhar nós queríamos, porque as pessoas na rua não têm muito tempo para parar. O que temos feito é entregar às pessoas que se mostram interessadas e que se identificam com a associação fichas de inscrição», disse. No entanto, a mais-valia desta iniciativa, considerou, foi a divulgação da “In Familia” junto da sociedade.
Por fim, 2008 vai também ficar na história desta associação como sendo o ano em que foi eleita a primeira direcção. Até agora, a “In Familia” tem sido gerida por uma comissão instaladora, que será substituída, entre Janeiro e Fevereiro, pelos primeiros órgãos sociais eleitos pelos sócios.
Nacional Diário do Minho 02/01/2008 10:29 3472 Caracteres 11 Família